Curso
Todo Mundo tem algo a ensinar

participar
terças e quintas,
em março
18h às 19h30
via Zoom

A pandemia influenciou no aumento da demanda de programas educacionais. Nós queremos te ajudar a mostrar pro mundo o seu conteúdo, do seu jeito.

O que é

Uma comunidade de aprendizagem e troca para apoiar as participantes na estruturação do conteúdo, formato e programas educacionais no ambiente virtual/online.

Pra quem

Profissionais da educação, economia criativa e terapeutas que desejam oferecer cursos, oficinas ou programas educacionais no ambiente virtual.

Só precisa ter acesso à internet, disponibilidade e interesse 🙃

Como vai ser

De 2 a 25 de março, vamos nos encontrar terças e quintas das 18h às 19h30, total de 12 horas.

Nos encontros faremos atividades individuais e em grupo, traremos convidadas - tutoras para trazer suas experiências e apoiar o desenvolvimento e prática.

Teremos atividades de produção de conteúdo que trabalharemos juntas nos encontros.

Ah, cada pessoa também pode ter até 2 horas de mentoria individual, além do grupo para compartilhar experiência entre as participantes.

metodologias

Aprendizagem ativa (participante como agente principal do desenvolvimento de aprendizagem), colaborativa (divisão de grupos que se apoiam na aprendizagem), autogestão (divisão de papéis e autonomia de atuação) e fenomenologia de Goethe (observação ativa de padrões a partir das experiências individuais).

Cronograma

1. Conectar

02 e 04/03
  • Autorreflexão
  • Formação do grupo
  • Mapeamento de recursos

2. Planejar

09 e 11/03
  • Ideia de projeto
  • Parcerias
  • Necessidades e ofertas

3. Desenvolver

16 e 19/03
  • Mapeamento de conteúdo
  • Produção de eventos
  • Relacionamento com participantes
  • Comunicação e divulgação

4. Produzir

23 e 25/03
  • Comunicação e divulgação
  • Desenho do projeto
  • Apresentação
Quero

tutoras

Marcele Oliveira
Ilana Majerowicz
Gabriela Ornellas, Bhya Sugai e Felipe Salazar
Luisa Diebold e
Lucas Portella

Marcele Oliveira

Marcele Oliveira é comunicadora, ativista e produtora cultural. Cria de Realengo, formada em Produção Audiovisual pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (FAETEC) e bacharelanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, acredita que a cidade que a gente sonha é a gente que faz. Atualmente é mestre de cerimônia e integrante da equipe de Comunicação do Circo Voador. Transita em diversas vertentes da Produção Cultural Carioca, em especial na idealização, planejamento e articulação de projetos independentes vinculados à educação, música e fortalecimento de redes na periferia. Atuou também desde 2018 dentro da área de produção executiva no Carnaval de Rua do Rio. Destaca-se em 2021 como produtora do Espaço Cultural Viaduto de Realengo e articuladora local na ocupação Parquinho Verde, além de freela e pensadora sobre o que se pode alcançar com a vontade de realizar. <3

Ilana Majerowicz

Inventora de mundos é o que sou

Por que não há outra coisa nessa vida

a se fazer se não inventá-la

O poeta Manoel de Barros já dizia de

forma não tão séria:

"Tudo o que não invento é falso"

Portanto, uso essa frase,

para não me deixar enganar

pela ideia de que o que invento é meu

Só invento a partir do que o mundo

já tem de inventado

Dentre o que inventamos de bom

e o que inventamos de ruim,

nos resta, juntos,

reinventar algo verdadeiramente humano.

Designer gráfico, formada na UFRJ, designer para a sustentabilidade pelo Gaia e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação. Facilitadora, pesquisadora e co-criadora de experimentos sociais que se inspiram na arte e natureza para a criação de outras possibilidades de vida e relações.


Studio Venturas

Gabriela Ornellas
Web designer e cheia de ideias. Mestranda na Universidade do Porto de Multimédia. Como designer, desenvolvo sites desde 2015 para autônomos, pequenas e grandes empresas.

Felipe Salazar
Designer digital envolvido com a estratégia e implementação de soluções criativas, artísticas e tecnológicas a partir da colaboração e do design thinking.

Bhya Sugai
Designer gráfico, facilitadora de processos criativos e empreendedora. Crio, idealizo e desenvolvo para materializar graficamente projetos interdisciplinares através do Design Participativo, Design Estratégico e o Design Thinking.

Céu Azul

Luísa Diebold é designer, facilitadora gráfica e de processos. Empreende desde 2016 e sempre buscou novos formatos de gestão e comunicação.

Lucas Portella é advogado e empreendedor da Nova Economia. Dentre os conhecimentos adquiridos e praticados estão: Marketing Digital, Design Thinking/Lean Startup, Scrum, Holocracia, Sociocracia, Dragon Dreaming, Fluxonomia 4D, Comunicação Não Violenta, Justiça Restaurativa, entre outros

organização

Leo Napoli

Consultor e facilitador de desenvolvimento de cultura organizacional evolutiva da Rede AVO. Organiza e facilita cursos no Vértice.

Erik Dana

Facilito processos e organizo cursos no Vértice, no Conexão Natureza e para a Conservação Internacional. Atuo como voluntário no RUAS e dou suporte técnico pra SVB.

inscrição

Inscrições encerradas.

Cadastre-se para participar da próxima edição!

Obrigado!

Ainda não temos datas para a próxima edição, mas assim que tivermos você receberá um aviso.
Se tiver alguma dúvida, pode me enviar um e-mail (erik@verticecoletivo.com.br) ou whatsapp (21 97234-7876).

ih, foi não! tenta de novo? Se continuar assim, manda um e-mail pra erik@verticecoletivo.com.br

Transparência

A inscrição é R$ 50 e ao final do curso você pode contribuir de acordo com o valor que percebeu. Você vai receber um formulário pra declarar o valor que desejar.

A nossa meta é alcançar R$ 4.000 pra compensar o investimento de cada pessoa de forma justa.